quinta-feira, 17 de junho de 2010

um pouco de História COTRIM

Na história contada de pai para filho. Dizia-se que Eliziario quando morava na região de Caetité, em suas terras havia muitas pedras ametistas e um tal português comprava a preço de “banana”, um belo dia um padre conhecido de Eliziario resolve levar uma amostra destas pedras para a Europa e volta com o verdadeiro valor das ametistas. Ai, então, o Senhor Eliziario resolve não mais vender ao tal português, este enfurecido “não sei exatamente as razões e as justificativas”, mas, sei que existe e o tal homem abre um processo em Caetité e no julgamento é dado como vitorioso o Senhor Eliziario, porém, o tal português resolve recorrer em outras instâncias na capital Salvador, onde eliziario não tendo como acompanhar foi derrotado.
O Sr Eliziario indignado e não tendo como sustentar tal processo, e diante de tantas ameaças, e com o assassinato de seu irmão Leodegario, toma algumas atitudes drásticas. como, por exemplo, alforriar todos os seus escravos, o que era cobrado como pagamento das dividas com o tal processo, e para não ter que enfrentar vinganças e pagamentos de valores que não poderia arcar e preocupado com a sustentabilidade de sua família resolve migrar para são Paulo deixando tudo que possuía para trás

Um comentário:

  1. Olá Irineu!
    Nossa, muitos relatos aqui coincide muito com as estórias contadas por meu pai. Ele foi garimpeiro nas minas de ametista e contava que chegaram os alemaes e "compraram" as terras e que depois disso nao foi mais possível viver na Bahia. Eu fui uma só vez para Caetité e Guanambi, tenho muitos parentes que infelizmente nao conheco.
    Um abraco e obrigada por essa viajem na estória da Familia Cotrim. Um trabalho maravilhoso
    Renata Cotrim Schwarz

    ResponderExcluir